
TURMA 1171
Trabalhos realizados pelos alunos da turma 1171 no ano letivo de 2021.

VIII MOSTRA CIENTÍFICA E CULTURAL INTEGRA
REDE VERZERI
No dia 20 de outubro de 2021, realizou-se a VIII Mostra Científica e Cultural Integra Rede Verzeri, o evento ocorreu nas dependências do Colégio Sagrado Coração de Jesus, onde os alunos do turno da manhã expuseram seus trabalhos para que as demais turmas pudessem visitá-los, os trabalhos abordaram diversos temas estudados no decorrer do ano.
Um trabalho desenvolvido por professores e alunos para evidenciar e partilhar o conhecimento. Os alunos apresentaram trabalhos incríveis, que foram chave para o sucesso da mostra, foram trabalhos imprecáveis que mostraram todo o empenho e criatividade dos alunos.
Parabéns a todos os participantes desde professores e alunos, com certeza o sucesso só foi garantido pelo esforço e dedicação de cada aluno.
Nome: Mariana Fernandes
Turma: 1171
Tipo de texto escolhido: Post para o Facebook.

VII MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA
Nomes: André Holz Minuzzi e Murilo Pinto Ferreira
Turma: 1171
Gênero: Notícia
Na manhã de quarta-feira dia 20 de outubro, alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Sagrado Coração de Jesus, realizaram a VIII Mostra Cultural e Científica.
A Mostra Cultural, com clima agradável e muita descontração, foi apresentada no pátio do colégio pelos estudantes, de forma coletiva e individual, com o objetivo de promover a exploração de trabalhos desenvolvidos pelos mesmos, a fim de socializar experiências e conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas durante o ano letivo com o auxílio de seus professores.
No evento interagiram alunos e professores. Os alunos socializaram seus conhecimentos e produções através de projetos e experiências interessantes, abrangendo todas as áreas de estudo, não sendo possível abrir a exposição para a comunidade em geral, em consequência do COVID 19.
A Mostra Cultural do ano de 2021 foi um grande sucesso... e resultado de muita união, da participação de colaboradores da escola, de cada professor, de cada aluno e de cada familiar! Que venha 2022, cheio de novas aprendizagens! Parabéns aos envolvidos!

VIII MOSTRA CIENTÍFICA E CULTURAL
Nomes: Anna Luiza falcão Sant’ana
Turma: 1171
Gênero: Notícia
A VII mostra científica ocorreu no Colégio Sagrado Coração de Jesus no dia 20/10/21.
Quem compareceu foram as turmas do sexto ano até o ensino médio.
A mostra teve como objetivo despertar a criatividade dos alunos e unir mais as pessoas (com os devidos cuidados), que devido à pandemia tem se afastado um pouco.
Ela ocorreu da seguinte maneira: cada grupo de alunos possuía uma ou mais mesas para organizar e apresentar seus trabalhos, diante disso, três avaliadores (professores) iriam passar para ver cada trabalho. As pessoas deviam apresenta-lo, não só para eles, más para quem tivesse interesse também. Primeiramente, os alunos do sexto ano e sétimo ano apresentaram seus trabalhos das 8:00 às 10:00, e os outros apenas observaram. Depois, o oitavo ano em diante iria apresentar os trabalhos das 10:00 às 12:00.
A mostra teve o valor de 70 pontos para o boletim de cada aluno.
Na minha opinião, a mostra foi algo bem interessante de se fazer, principalmente para adquirir conhecimentos e saber como apresentar um projeto formalmente para as pessoas.

A MOSTRA CIENTÍFICA NO CSCJ
Nome: Cesar Miguel Martins, Gabriele Avelar Mendes, Lara Golin Mattos, Lourenço Gonçalves Lopes.
Turma: 1171
Gênero escolhido: Reportagem
No dia 20 de outubro de 2021, na quarta-feira ocorreu a oitava a mostra no Colégio Sagrado Coração de Jesus, das 8 horas da manhã até meio dia. Aproximadamente 74 trabalhos foram apresentados, das turmas do sexto ano do fundamental ao terceiro ano do ensino médio.
A principal responsável por esse evento foi a professora Maria Ines que deu uma entrevista exclusiva para a nossa jornalista Lara. Nessa entrevista a organizadora comentou que achou a mostra maravilhosa e que foi fácil de organizar por conta de sua equipe e que só acabou sendo difícil a parte dos detalhes.
Essa a mostra explorou diversos assuntos dentre eles: astronomia, corpo humano, história, mitologia, tecnologia, matemática, química, matemática, natureza, doenças entre outros. Alguns de nossos favoritos foram: o de furacão luminoso, Peste Negra, Sangue, Matemática nos games, e os planetas.
Outra entrevistada nossa foi a professora, e nesse dia a avaliadora, Brenda, que nos disse que a mostra superou suas expectativas. A mostra realmente superou as expectativas de todos os professores que viram que seus alunos além de inteligentes em classe eram também muito criativos.
Ao nosso ver, a mostra teve seu objetivo alcançado, pois foi capaz de entreter e informar os espectadores. Quase todos conseguiram se divertir, e ainda assim se cuidar do covid-19 que vem nos aterrorizando desde 2019, que inclusive impediu eventos como esse de acontecer, mas felizmente vemos que finalmente as coisas estão voltando ao normal.
Na opinião dos alunos que foram entrevistados alguns gostaram e outros não, por ser cansativo, a maioria dos professores ficaram bem felizes com o resultado e quase todos aprenderam algo novo, se divertiram e fizeram um ótimo trabalho.
Com isso, podemos concluir que esse trabalho foi interessante, dividiu opiniões e conseguiu superar além de expectativas também superou as dificuldades impostas pelo covid-19, e esperamos que a próxima a mostra tenha trabalhos ainda mais incríveis e diferentes.

COLÉGIO PRODUZ MOSTRA CIENTÍFICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO
Nome: Beatriz Streck, Luiza Machado e Julia Vargas
Turma: 1171
Gênero escolhido: Reportagem
No dia 20 de outubro de 2021 o CSCJ produziu uma mostra científica para alunos do ensino fundamental II e ensino médio, evento que já ocorreu por 8 anos consecutivos. Neste ano compareceram 74 grupos, cada um com um trabalho melhor que o outro.
A mostra é muito importante para a vida escolar dos alunos que estavam sendo avaliados pelo professor orientador e por 2 avaliadores. A nota máxima era de 70 pontos por cada matéria.
Perguntamos à alguns participantes e à coordenação do colégio as suas opiniões:
[Aluno 1] A mostra teve muita aglomeração e mal organização, sem muito tempo para o desenvolvimento do projeto. A competição pode ser muito vantajosa para os alunos, pode incentivá-los a fazer um trabalho bem feito.
[Aluno 2] A mostra foi divertida na parte de poder apresentar os trabalhos, mas achei que foi muito trabalhoso. E se eu tivesse a opção de fazer ou não, eu escolheria fazer, pois é um trabalho que tem uma experiência legal e precisa de muita criatividade.
[Coordenação] Poder usar a criatividade dos alunos. A mostra começou há mais de 10 anos, e em 2022 os alunos do ensino médio que tiverem mais destaque, irão à Santo Ângelo.
[familiar] Quanto a realização da mostra acho uma excelente iniciativa por parte da escola, que já prepara os alunos para futuros trabalhos científicos. Porém acredito que se os pais pudessem prestigiar a mostra, os alunos teriam mais motivação para desenvolver os trabalhos.
Para que a mostra científica funcione do jeito que a escola planeja para ser o melhor possível é preciso da ajuda dos alunos, essa atividade curricular precisa que os alunos sejam criativos para poder desenvolver os projetos.
A mostra prepara os estudantes para futuros projetos na faculdade, curso e trabalho, por isso podemos dizer que essa mostra é tão importante para a vida profissional dos alunos do colégio Sagrado Coração De Jesus.

FEIRA DE CIÊNCIAS
Nome: Manuela Teixeira Rigo Corrêa
Turma: 1171
Gênero escolhido: Notícia
No dia 19 de outubro de 2021, na escola Sagrado Coração de Jesus, houve uma feira de ciências para todos os alunos do ensino fundamental II participarem. Os projetos foram feitos em grupos, alguns contendo experiências químicas, outros slides explicativos sobre assuntos da atualidade ou do passado.
Os grupos tiveram dois meses para se organizar, incluindo fazer o projeto, banner, roteiro e preparar o que iriam apresentar no dia da feira de ciências. O trabalho teve um peso de 70 pontos em todas as matérias.
Esse trabalho já é um costume da escola, é algo que acontece há anos, porém esse ano foi feito de uma forma diferente de antes. Foi dado menos tempo para a realização do projeto, e alguns participantes apresentaram online por conta da pandemia. Foi um desafio para os alunos, especialmente os que estavam fazendo pela primeira vez, mas no final, todos acharam uma experiência divertida e puderam se preparar para os futuros trabalhos na mostra científica.
Nos próximos anos, os alunos terão o mês de março como data inicial da pesquisa para seus projetos. Será feita de uma forma diferente da desse ano, ao invés de fazer as pesquisas na internet, será feita na cidade, tendo como objetivo pesquisar sobre o trabalho em livros, profissionais no assunto e etc. Com certeza, será mais divertido, apesar de mais difícil.
Foi uma diversidade de assuntos muito interessante, tiveram projetos sobre: os répteis, a energia elétrica feita usando limões, a reação química do bicarbonato de sódio e vinagre representada em um vulcão, os tipos de energia, a história dos jogos eletrônicos e como eles evoluíram, a história da moda durante os anos, informações sobre as drogas e como elas podem prejudicar a saúde, o sistema solar e entre outros.
O processo de montagem do trabalho, com certeza foi uma experiência incrível para os alunos, pois conseguiram focar em algo, descobrir sobre novos assuntos, se aproximar dos outros membros de equipe e assim fazer novas amizades, e o mais importante: se divertiram enquanto faziam o projeto.
Estão todos muito ansiosos para as próximas feiras de ciências, alguns até já decidiram com quem trabalhar e o que irão fazer. Esse projeto da escola, certamente foi algo muito bom para todos, pois fizeram com que os alunos aprendessem assuntos que os interessaram e colocassem a mão na massa para poder mostrar para todos.